GRUPO DE PESQUISAS E INTERVENÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA, EXCLUSÃO SOCIAL E SUBJETIVAÇÃO (VIESES): EXPERIÊNCIAS DE 2019

Autores

  • Victoria Bruna Gomes Frota
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes
  • Isadora dos Santos Alves
  • Gabriella Celestino Lemos Furtado Gondim
  • Milena Araújo Bezerra
  • Joao Paulo Pereira Barros

Resumo

Este trabalho intenta relatar as ações realizadas em 2019 pelo VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. O programa se propõe a operar como um dispositivo de problematização dos modos de subjetivação na contemporaneidade a partir de práticas micropolíticas que buscam tensionar modos de subjetivação, violências e exclusões sociais, a partir da articulação de ações de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de ensino constituem-se a partir de grupos de estudo, seminários temáticos, ciclos de debate, oficinas e cursos de extensão. As atividades de pesquisas e extensão, compõem-se a partir de diálogos entre a Psicologia Social e autores como Foucault, Deleuze, Guattari, Mbembe, Arendt e outros que dialogam com Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social, Educação e Justiça. Além disso, possui a pesquisa guarda-chuva, financiada pelo CNPq, “Juventude e Violência Urbana: cartografia de processos de subjetivação na cidade de Fortaleza - CE”, e mais treze pesquisas específicas vinculadas a ela, e comporta quatro projetos de extensão em regiões periféricas de Fortaleza a partir de parcerias e operando por meio de dispositivos grupais e artísticos em contextos institucionais e sociais. Seus projetos de extensão são: “Re-Tratos da Juventude”, que enfoca na prevenção de homicídios na adolescência e juventude; “Histórias Desmedidas”, que trabalha com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; “EntreTantos”, que visa mapear práticas de resistência à violência urbana produzidas por coletivos juvenis e outros movimentos; “Maquinarias”, que constrói em conjunto e dá visibilidade a narrativas de crianças em territórios periféricos. Assim, visa potencializar estudos e intervenções psicossociais, confrontando relações de poder e práticas de dominação sustentadas no contexto neoliberal.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão