I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E I OLIMPÍADA CEARENSE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Willame Bezerra Soares
  • Alessandro Alves Galdino
  • Fernanda Stephanie Camurca Chaves
  • Alan Santos de Oliveira

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar os resultados da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e da I Olimpíada Cearense de Educação Financeira (OCEF), vinculando-se com o Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a OBEF e a OCEF foi dirigida aos alunos de escolas públicas e particulares. A OBEF contemplou alunos do ensino fundamental e médio de 14 estados, com destaque ao estado da Paraíba que já possuía a Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF), servindo de base para a estruturação e elaboração das provas, que contemplaram questões de múltipla escolha e abertas e foram realizadas em três fases eliminatórias, duas estaduais e uma nacional, divididas em 5 níveis (Nível 1: 2º ano ao 3º ano do ensino fundamental I; Nível 2: 4º ano ao 5º ano, do ensino fundamental I; Nível 3: 6º ano ao 7º ano, do ensino fundamental II; Nível 4: 8º ano ao 9º ano, do ensino fundamental II e Nível 5: 1º ao 3º ano do ensino médio). A OCEF contou com representantes no nível 5 e se deu por meio de um estudo de caso com alunos do ensino médio integrado à Educação Profissional, com ênfase em Finanças, da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Onélio Porto. Na primeira fase da OCEF houve 73 inscritos, dos quais 24 passaram para a segunda fase e 7 foram classificados para a OBEF, que contou com 411 participantes. Os resultados finais na OBEF evidenciaram que no nível 1 houve um total de 20 medalhistas; no nível 2, 16 medalhistas; no nível 3, 14 medalhistas; no nível 4, 9 medalhistas e no nível 5, 12 medalhistas. Vale destacar que não houve medalhistas cearenses na OBEF, portanto, sugere-se que novas estratégias educativas sejam implantadas na escola, objeto do caso, bem como a própria ampliação da ação de extensão para outras escolas no estado do Ceará, devido a importância da educação financeira na vida dos jovens e, principalmente, dos adultos que se tornarão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão