IFMSA BRAZIL UFC FORTALEZA E O DESENVOLVIMENTO DE “CLINICAL SESSIONS”: EDUCAÇÃO MÉDICA COM O INCENTIVO À INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

  • Leonardo Freire Alves Nogueira
  • Ana Victoria Alves de Oliveira
  • Isabelle Lima Feitosa
  • Mariana Saldanha de Oliveira
  • Kelen Gomes Ribeiro

Resumo

No ambiente acadêmico, o aprendizado da língua inglesa para fins específicos é imprescindível aos graduandos, pois as fontes de material didático se multiplicam quando a língua inglesa se torna mediadora, e não barreira. Ademais, a fluência no idioma é um diferencial dentro do mercado de trabalho. Tem-se como objetivo apresentar um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pelo projeto de extensão IFMSA Brazil UFC Fortaleza, com a finalidade de contribuir com o aprendizado do inglês no curso médico. O conjunto de atividades denominado de “clinical sessions” ocorreu no ano de 2019, consistindo na abordagem de dois temas indispensáveis ao conhecimento do médico generalista e de fácil entendimento a todos, associados a uma dinâmica através do aplicativo Socrative e do uso de salas online por ele proporcionadas. Os casos clínicos foram apresentados e discutidos em inglês, possibilitando uma escolha, embasada cientificamente, da alternativa correta às questões sobre os casos clínicos. 15 acadêmicos de medicina, do segundo ao oitavo semestre, participaram das sessões. Ao pesquisar sobre a opinião dos participantes sobre essas atividades, obteve-se que 30% considera que a Famed não promove oportunidades de contato com o inglês no que tange à leitura, nas disciplinas do currículo vigente. A maioria,65%, afirma que essa oportunidade é dada, ainda que de forma incipiente. Quanto à habilidade de fala, foi unânime a consideração de que esse é um fato raríssimo. Dos participantes, 90% declararam boas expectativas para a associação de conhecimentos prévios de inglês ao raciocínio clínico, a fim de compreender as situações propostas, e 100% consideraram atendidas suas expectativas, demonstrando impacto positivo na formação desses alunos. A partir desses elementos, nota-se que atividades como essa são necessárias no que tange a formação do médico no contexto atual, o que aponta para ações no sentido de continuidade e aperfeiçoamento das sessões clínicas na Famed.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão