IMPACTO DO IMUNES EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Samuel Lima de Souza
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Mateus de Sousa Leite Oliveira
  • Letícia Campos Cavalcante
  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

Impacto do Imunes nas escolas públicas Introdução: O “IMUNES - Promoção de Saúde” atua entre os estudantes pré-vestibulandos visando à melhoria da saúde mental e física dessa população, por meio de palestras que ressaltam a importância do autocuidado e da prevenção acima da remediação, utilizando não somente dados científicos como embasamento, mas também o relato pessoal dos integrantes no contexto do pré-vestibular. Objetivo: O resumo propõe avaliar o impacto das palestras realizadas pelos integrantes do IMUNES, realizadas durante o 1° semestre de 2019, nas seguintes escolas públicas: EEMTI Liceu do Ceará e EEMTI Santo Afonso, e seus respectivos alunos. Metodologia: As palestras ocorreram nos meses de fevereiro, maio e junho nas escolas citadas. Com base em dados científicos, os integrantes do projeto de extensão explanaram acerca dos seguintes temas: Inteligência Emocional, Estresse e Ansiedade, em uma aula de 50 min, com uma espaço de tempo para responder a possíveis dúvidas. Ao final da palestra, foram entregues feedbacks para os alunos classificarem seu conhecimento antes e depois da aula. Resultado: Dos 105 participantes da palestra sobre saúde mental, somados ambos os colégios, antes da palestra foram obtidos um total de 35 e 33 avaliações para “bom” e “excelente”, respectivamente. Todavia, foram obtidos, após a palestra, os valores de 46 e 44 para “bom” e “excelente”, respectivamente. Constatando-se, desta forma, um aumento de 31,40% para “bom” e 33,34% para “excelente”. Conclusão: Conclui-se que as palestras promovidas pelo IMUNES proporcionaram um incremento considerável do conhecimento dos jovens acerca dos temas discutidos pelos integrantes do grupo de extensão, o qual, por meio de uma abordagem interativa e esclarecedora dos assuntos, forneceu condições de os jovens não apenas colocar em prática as informações adquiridas, mas também levá-las ao conhecimento de sua família e comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão