IMPACTO NO ENTENDIMENTO EM FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÕES EM CURSO PRÉ-VESTIBULAR

Autores

  • Davi Pessoa de Melo
  • Alex Xavier Santiago da Silva

Resumo

Como bolsista de projeto de extensão apresento nossa contribuição para a melhoria qualidade na educação dada para os alunos de baixa renda que pretendem ingressar em uma universidade pública. Este trabalho tem como objetivo elevar o grau de entendimento dos conceitos físicos através de aplicações práticas relacionadas aos conteúdos apresentados em sala de aula. A metodologia usualmente utilizada envolve apenas as aulas teóricas expositivas dos conteúdos que são requisitados pela grade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entretanto o entendimento do estudo em física é deficitário e encontra diversas barreiras na aprendizagem por parte dos alunos. Planejamento de aula mau feito, falta de laboratórios, falta de incentivo de engajamento com os alunos pode elencar um conjunto de razões que tornam a física uma disciplina problemática e desagradável de se aprender. A metodologia da melhoria da compreensão em física consiste em previamente instruir os alunos a revisarem o assuntos que envolverão as experimentações que ocorrerão em sala de aula. Os equipamentos utilizados foram disponibilizados pelo Departamento de Física da UFC. Os alunos tinham a liberdade para interagir os materiais e à medida que os fenômenos físicos ocorriam eles eram questionados sobre o que estava ocorrendo e quais teorias estavam envolvidas. Com a contribuição de cada aluno o conhecimento era construído até que toda a teoria estivesse compreendida através dos experimentos. O grau de engajamento da turma se mostrou favorável para a aula diferencial juntamente com o entendimento dos conteúdos. O estudo qualitativo do quão proveitoso foram as aulas experimentais por meio de questionário individual e anônimo via internet apontou bom grau de aceitação e de absorção da matéria envolvida.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão