IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES URBANAS E OFICINAS PARA O PREPARO DE SAL DE ERVAS
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é considerada uma importante estratégia que leva o indivíduo a práticas alimentares mais saudáveis e está amplamente incentivada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - regido pela Lei nº 11.947/2009/FNDE e Resolução nº 26/2013/FNDE, que em suas diretrizes fomenta a indispensabilidade da inclusão de ações em EAN no currículo escolar. Diante disto, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Ceará (CECANE-UFC), amparado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou mais uma ação em EAN durante o ano de 2019 intitulada Implementação de hortas escolares urbanas e oficinas para o preparo de sal de ervas. O principal objetivo foi (re)educação alimentar de alunos de escolas públicas da cidade de Fortaleza (CE) através do cultivo de hortaliças e a produção de um sal condimento chamado sal de ervas, a partir dos insumos produzidos na horta. A ação foi desenvolvida integralmente em cinco escolas públicas, sendo três de tempo integral e duas escolas de ensino regular. Envolveu alunos que tiveram acesso a conhecimentos direcionados ao cultivo de hortaliças, manutenções em hortas, compostagem e a produção gastronômica do condimento sal de ervas. As escolas receberam, como material de apoio, mudas, regadores, húmus de minhocas, caixotes para o plantio e mantas de drenagem. Ao todo foram cultivadas 5 hortas e realizadas 8 oficinas de sal de ervas com o alcance de, aproximadamente, 130 alunos. Os produtos da horta e o sal de ervas, como propósito de ação, foram direcionados às cozinhas de cada instituição para compor a alimentação de toda comunidade escolar, assim abrangendo um número muito maior de indivíduos. Atendendo assim a proposta inicial de difusão da EAN e a garantia a alimentação saudável e de qualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.