INTEGRANDO OS SABERES DE SAÚDE DENTRO DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Rener da Silva Pereira
  • Brenna de Oliveira Gadelha
  • Vivianne Melo Aragão
  • Luciane Alves de Oliveira

Resumo

O Grupo de Saúde Tradicional deste 2017 tem o intuito de trabalhar a importância das contribuições dos povos originários para o desenvolvimento dos saberes sobre saúde e a necessidade de empoderar os alunos dentro da Universidade sobre tais conhecimentos e a forma de usá-los. São ofertados cursos de capacitação acerca das práticas vinculadas aos conhecimentos tradicionais e espaços para debater a situação em que se encontra a inserção dessa temática nos meios acadêmicos e na comunidade, utilizando a metodologia do círculo de cultura, para reconhecer a importância dos conhecimentos e vivências que os participantes trazem consigo. Objetivou-se relatar experiência como acadêmico de enfermagem na participação em um Círculo de Cultura. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência elaborado a partir da vivência no III Círculo de Cultura: Saúde Tradicional na Universidade: Recriando caminhos, realizado na tarde do dia 09/08/2019 no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Participaram 20 pessoas, dentre acadêmicos e profissionais das áreas de Geografia, Farmácia, Antropologia, Psicologia e Enfermagem. Estes relataram que independente do contexto de atuação, buscavam valorizar os conhecimentos dos antepassados e integrá-los aos contemporâneos, e nesse processo de integração encontravam barreiras, desde a estrutura dos cursos que não contempla tal linha de estudo, até os preconceitos que a comunidade manifesta. Infere-se que há muito a se fazer para que alcançar a valorização dos conhecimentos tradicionais dos diferentes povos originários. Assim, é necessário desenvolver mais ações que divulguem à população o que se caracteriza como conhecimento tradicional e formas deste ser utilizado. Bem como proporcionar a inclusão desses conhecimentos dentro dos currículos dos cursos de graduação da área da saúde, proporcionando aos estudantes arcabouço teórico para oferecer aos pacientes um cuidado integral e holístico aos indivíduos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão