JOGO DA EROSÃO: ATIVIDADES LÚDICAS AUXILIANDO NO ENSINO EM CIÊNCIAS DO SOLO

Autores

  • Francisco Ronaldo Pereira Nascimento Junior
  • Carolina Souza de Castro
  • Antonia Karine Mesquita Fernandes
  • Raul Shiso Toma

Resumo

O solo é um recurso natural não renovável, visto que seu processo de formação pode demorar milhões de anos. As atividades agrícolas, sendo atividades que modificam o espaço, podem causar os chamados processos erosivos, isto se não forem executadas de forma consciente e correta. Portanto, o objetivo deste trabalho é funcionar como uma forma lúdica do estudante fixar melhor o aprendizado e do profissional conhecer os processos erosivos, bem como suas causas, além de práticas conservacionistas que podem atenuar esses efeitos. O jogo da erosão foi desenvolvido, pelo grupo Solo na Escola - UFC, do Departamento de Ciências do Solo como um jogo de cartas baseado nas aulas da disciplina de Manejo e Conservação do solo e da água, ministrada para o curso de agronomia. O jogo foi criado, inicialmente, para a Semana do Meio Ambiente, realizada pelos grupos de extensão do Departamento de Ciências do Solo e atua, de forma lúdica, nos tipos de erosão, bem como estabelece ponte para discussão sobre o assunto. Foram criadas 7 pares de cartas com 7,4 cm de altura e 5,6 cm de largura sobre cada tipo de processos erosivos existentes, as cartas principais constam o nome da erosão e as fotos e as cartas secundárias contêm as características de cada processo. O jogo consiste, portanto, em associar as fotos às suas características. O conteúdo é específico, portanto, esse jogo é voltado para os estudantes que já fizeram a disciplina ou já conhecem sobre os processos que podem causar erosão no solo. O jogo foi aplicado para alunos da graduação em ensino em solos, tendo uma ampla aceitação por parte dos mesmos, sendo descrito como bem didático, ajudando na fixação de conteúdo, facilitando assim o desempenho na cadeira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão