JOGO DA MEMÓRIA: UMA ALTERNATIVA LÚDICA AO ENSINO DE SOLOS
Resumo
As rochas são estruturas sólidas compostas por um ou por vários tipos de minerais, sua classificação é feita conforme a sua origem, já os minerais são formados por compostos químicos no estado sólido e são classificados e denominados quanto as suas diferentes propriedades. Tendo em vista a complexidade do assunto, alguns alunos apresentam dificuldades para diferenciar e identificar estas estruturas, em vista dessa problemática, o jogo da memória surge então como uma ferramenta lúdica no ensino da Ciência do Solo, com o objetivo de estimular a concentração e gerar habilidades para distinguir características das rochas e minerais. A ideia do jogo se deu na 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo, evento de caráter técnico-cientifico que aconteceu em Fortaleza, entre os dias 27 e 30 de maio de 2019, durante o evento um estande dos grupos GEPESolos e Solo na Escola - UFC vinculados ao Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará, teve a oportunidade de apresentar seu material pedagógico utilizado no ensino de solos, um deles era um mostruário com 36 amostras de rochas e minerais, na tentativa de tornar a visita ao estande mais dinâmica e interativa, o mostruário foi utilizado como uma espécie de desafio, os participantes tinham cerca de um minuto para memorizar os diferentes tipos de minerais presentes e transcorrido o tempo, dar nome aos mesmos. Ao término da reunião o desafio foi adaptado para um jogo de cartas, onde foram escolhidas e fotografadas algumas rochas e minerais do museu de geologia do departamento, para a confecção dos cards. O jogo foi utilizado durante o Semeando Agronomia, o mesmo é voltado tanto para alunos que já possuem um conhecimento na área, como para quem ainda está iniciando, como crianças e calouros do curso de Agronomia, por ser simples e de fácil associação, mostrando assim resultados positivos na aprendizagem dos jogadores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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