LEVANTAMENTO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM TERAPIA INTEGRATIVA NO CAMPUS DO PORANGABUÇU
Resumo
O atual modelo médico ocidental apresentou avanços importantes para problemas da saúde e doença, no entanto, marginalizou as crenças na cura por meio de práticas empíricas e tradicionais, enraizadas e creditadas pelas populações mais antigas. Contudo, o reconhecimento das Praticas Integrativas e Complementares (PICS) em 2006, marca a importância dessas práticas e institui uma responsabilidade às universidades, na formação de profissionais de saúde capacitados em desenvolvê-las em seus ambientes de trabalho. Os projetos de extensão desenvolvidos nas universidades são peça valiosa na aprendizagem e divulgação dessas atividades para a sociedade. O trabalho tem como meta realizar levantamento e análise dos objetivos e das atividades realizadas pelos projetos que desenvolvem as PICS no campus do Porangabuçu. A metodologia se baseou na busca ativa por esses projetos, nos sites, facebook, instagram, diálogo com membros participantes e, principalmente, na plataforma eletrônica da Pró Reitoria de Extensão (PREX). Dos mais de 150 projetos analisados na plataforma da PREX, apenas 7 abordam algum tipo de terapia integrativa, mas apenas 2 são essencialmente voltados para o tema. A análise desses dados leva – nos a concluir que as práticas integrativas, apesar de sua relevância no cuidado de pessoas, no tratamento de algumas doenças e até mesmo na manutenção do bem estar e saúde dos indivíduos, tem sido pouco abordada nos cursos de graduação da área da saúde de nossa universidade. Ademais, os projetos de extensão sobre o tema permanecem em pequeno número. Logo, fica claro que esses estudantes deveriam ter mais oportunidades de aprender sobre as práticas de cuidados com a saúde, além do modelo biomédico que compõe majoritariamente o currículo universitário de medicina. Além disso, saber indicar as terapias integrativas com o objetivo de auxiliar na cura de seus pacientes, sendo as ações extensionistas de grande importância para essas vivências e apreensão de conhecimentos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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