MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: UMA PROPOSTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Samara Maia Andrade
  • Deyviane Maia Silva
  • Esterlandia Souza Castro
  • Naiara Pinto Mesquita
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Alguns desafios apontados pelos professores de Educação Física (EF) da rede pública de ensino brasileira são: a distância da formação inicial da realidade escolar e a falta de materiais. Para garantir a diversidade de práticas corporais vividas pelos alunos, os professores utilizam materiais didáticos alternativos. Diante desta realidade este estudo tem como objetivo apresentar a organização e aplicação de uma proposta de formação continuada realizada com 32 professores da rede pública do município de Eusébio sobre o conceito e utilização de materiais didáticos alternativos. Esta proposta foi realizada em 2 fases, tendo 3 momentos cada uma. Sendo a fase de ensaio teórico, realizado pelas 4 bolsistas do Projeto saberes em ação e sua orientadora responsável, tendo os momentos de: problematização sobre os objetivos e estímulos para a utilização destes materiais, possibilidade de definição conceitual e sistematização de bases para construção e utilização pedagógica dos mesmos além da escrita de artigo base para fundamentação teórica da prática. Já a fase de aplicação contém os momentos de: pesquisa diagnóstica sobre utilização de materiais didáticos alternativos pelos professores, aplicação prática de oficina de construção de materiais e pesquisa sobre a vivência, aplicabilidade e aprendizado com a proposta. Neste processo percebemos que, infelizmente, não há trabalhos específicos quanto à sistematização e conceituação do trabalho com materiais didáticos alternativos e que, infelizmente, o maior fator motivador para a utilização de tais materiais é a escassez do equipamento oficial. Porém podemos perceber que os professores entendem o potencial criativo e participativo desse tipo de implementos e abordam isso em suas aulas, além de que a oficina realizada contribuiu para ampliar o aporte teórico-prático para a utilização destes implementos além de estimular nos professores o trato do tema de forma sistematizada e contextualizada com seu dia-a-dia escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão