MÉTODO ATIVO DE EDUCAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E EM PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS DE PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA DE NÍVEL INFANTIL E FUNDAMENTAL DE FORTALEZA, CEARÁ
Resumo
Profissionais que trabalham com crianças, como professores e funcionários de escolas e creches, devem estar capacitados para lidar com situações de risco, como parada cardiorrespiratória (PCR), e para evitar acidentes com crianças, como quedas. Nesse sentido, o ensino do suporte básico de vida (SBV) pediátrico e das técnicas de prevenção de acidentes, se mostra fundamental para a criação de um ambiente escolar seguro. O trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de uma atividade de ensino de SBV pediátrico e de prevenção de acidentes para professores e funcionários de uma escola de educação infantil e fundamental, em Fortaleza, Ceará, ocorrida em outubro de 2019. A atividade foi realizada pelo Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e teve como público-alvo professores e funcionários do ensino infantil e fundamental. Foram ministradas aulas teóricas sobre SBV pediátrico, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e prevenção de acidentes na infância, seguidas de práticas de SBV pediátrico, lactente e infantil, e de OVACE. Nessa atividade, foram capacitados cerca 40 profissionais. Evidenciaram-se dúvidas pertinentes acerca dos temas abordados nas aulas. Foi observado, ainda, que muitos participantes possuíam conhecimentos equivocados acerca da RCP e dos meios para prevenir acidentes. Os profissionais capacitados demostraram interesse pelas aulas, principalmente as práticas, bem como desenvoltura eficiente no treinamento prático, o que fala a favor dos métodos ativos de ensino como um aparato educativo eficiente para leigos. É evidenciada, assim, a importância de disseminar o conhecimento para esse contingente, bem como a eficiência desse método de ensino.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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