METODOLOGIA DE SELEÇÃO DE MEMBROS EM CURSO POPULAR: SUAS IMPLICAÇÕES NA AÇÃO EXTENSIONISTA E O IMPACTO NOS MEMBROS E ALUNOS DO CURSO PAULO FREIRE

Autores

  • Antonio Davi Gomes da Silva
  • André Lúcio Rocha Wanderley
  • Lorena Cris Ferreira de Castro
  • Maria Letícia Santos Chaves
  • Felipe Arruda Brito
  • Alex Xavier Santiago da Silva

Resumo

O voluntariado requer de seu agente diversas características e aptidões ímpares, especialmente quando se atua em um cursinho popular pré-universitário, onde se envolve a educação e as limitações pedagógicas enfrentadas por estudantes de graduação de diversos cursos e a eficiente realização deste serviço para o desenvolvimento de jovens hipossuficientes com opiniões, desejos e individualidades no aprendizado. Este serviço prestado aos alunos, portanto, deve ser especializado e de alta qualidade, objetivando trazer facilidades e um bom acolhimento, impactando indiretamente os resultados que potencialmente serão obtidos e tendo como característica principal o emprego de um tratamento humano. Para isto, necessário se faz que os membros do projeto possam ser pessoas comprometidas, interessadas no crescimento do estudante e motivadas a proporcioná-lo uma visão crítica do conhecimento, tornando-o sujeito ativo de transformação social e capaz de reivindicar direitos, conforme ensinou o patrono da educação brasileira Paulo Freire. O trabalho explana como se dá a seleção de membros do curso pré-universitário pelo estudo das seleções realizadas nos últimos dois anos de membros administradores, professores e corretores do projeto, relacionando a evolução na abordagem e aplicação dos critérios avaliativos e o impacto disso no desenvolvimento profissional dos avaliadores, dos candidatos e, por fim, do aluno do Curso. Ressalta-se que nos processos citados, além de competência, são avaliados o alinhamento com as perspectivas do projeto e o potencial que o candidato tem de impactar positivamente o ambiente de relacionamento dos membros e transformar a realidade em que está inserido. Portanto, pode-se mostrar como é necessário a avaliação cuidadosa e minuciosa daqueles que se oferecem a contribuir direta ou indiretamente na vida de estudantes que almejam o ensino superior, atuando efetivamente na extensão da atividade da universidade pública e no retorno do serviço a comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão