MIMETISMO DE UM PADRÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM

Autores

  • Vitor Fernandes Cavalcante
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Lucas Alves Batista de Souza
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A ciclagem de nutrientes ou a decomposição de resíduos orgânicos animal e vegetal é o mecanismo que permite a reposição de nutrientes aos solos; algo imprescindível, uma vez que os recursos no planeta são finitos e escassos, e se não bem manejados, os seres humanos perderão qualidade de vida. Partindo desta premissa, realizou-se no Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura-GEPPe/Depto Fitotecnia/Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Ceará, durante o 1º e 2º semestres/2019, a prática de Compostagem, um tratamento biológico para resíduos orgânicos com a finalidade de produzir um rico fertilizante. O objetivo deste trabalho foi apresentar as atividades desenvolvidas, pelos integrantes do GEPPe, voluntários, e visitantes (escolas, professores, acadêmicos, comunidade), no manejo da compostagem e suas aplicações. Os materiais utilizados foram folhas, galhos e frutos que se desprendiam e eram recolhidos, empilhados e submetidos às melhores técnicas de compostagem que incluem a permanente observação dos fatores: Microorganismos, aeração, umidade, relação carbono/nitrogênio e temperatura. Além disso usou-se esterco de caprinos e ovinos, para equilibrar a devida proporção carbono/nitrogênio, doado pelo NEEF: Núcleo de Estudos e Ensino em Forragicultura/CCA. A cada três meses, tempo necessário para a maturação do composto, estava pronto a Compostagem. Então, o composto era distribuído nos canteiros de cultivo nos espaços de convivência e nos canteiros do sistema de agroflorestas do GEPPE e, periodicamente, usados nas práticas, dos professores Gledson Bezerra Magalhães e Maria Cléa Ferreira Monteiro, no Projeto Horta Escolar, da Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, com alunos do 7º e 8º anos, idade entre doze e treze anos, que incluíam até semeadura, plantio e transplantio de mudas, cuja intenção foi implantar práticas saudáveis de contato com a natureza, no espaço escolar, como meio de estimular a mudança de hábitos e comportamentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão