MINIPERFIS DE SOLOS: ATIVIDADES QUE FACILITAM O ENSINO E O ENTENDIMENTO EM SOLOS

Autores

  • Carolina Souza de Castro
  • Monique Mourão Pinho
  • Raul Shiso Toma

Resumo

Os solos são considerados recursos não renováveis devido ao grande tempo que se demora para sua formação. Na agricultura, práticas errôneas podem degradas o solo, sendo muito difícil a sua recuperação para que a atividade agrícola volte a ser executada naquela área degrada. Com isso, é importante conhecer o solo que se trabalha para poder melhor manejá-lo de maneira a evitar ao máximo processos degradativos. O objetivo desse trabalho foi demonstrar em pequenos potes, alguns tipos de solos encontrados no Estado do Ceará, para isso, os grupos de extensão GEPESolos e Solo na Escola - UFC, desenvolveram os miniperfis de solo. Estes consistem na representação dos solos em um recipiente de vidro com 14cm de altura. A ideia foi colocar o solo nesse pote de acordo com a sua real distribuição no campo e, ao se apresentar sobre alguns tipos de solo, ter modelos visíveis que ajudam no entendimento, bem como práticos pois, por serem pequenos, podem ser levados para eventos. Os solos foram classificados seguindo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Sibcs). Para a montagem, as amostras foram destorroadas e, quando preciso, peneiradas. Estas foram distribuídas no recipiente proporcional à sua distribuição no campo, dando para visualizar cada horizonte presente. Além das amostras, partes do material de origem também foi coletado e colocado no fundo do recipiente. Os miniperfis ficam armazenados no Museu do Departamento de Ciências do Solo na Universidade Federal do Ceará. Atualmente, o projeto possui 5 miniperfis de solos variados, mas sendo alguns pertencentes a mesma classe. Os miniperfis foram apresentados pela primeira vez na atividade Semeando Agronomia, realizada pelo PET Agronomia, onde os calouros do curso de Agronomia do semestre de 2019.2 tiveram a oportunidade de conhecer os grupos de extensão e seus demais projetos sobre solos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão