NA BATIDA PERFEITA: PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Isabelly Cavalcante Braga
  • João Igor Silva Matos
  • Victória Eduarda Mororó Barroso
  • João Alexandre Teixeira Neto
  • Michael Douglas Ribeiro Sales
  • Jose Glauco Lobo Filho

Resumo

Introdução: Partindo da premissa de que os hábitos comportamentais e fatores de risco os quais os adolescentes estão expostos podem se seguir ao longo da vida, o projeto de extensão "Na Batida Perfeita" realiza um trabalho de prevenção dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares em estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. Objetivos: Relatar a importância de ações de extensão focadas em adolescentes na prevenção de doenças cardiovasculares. Metodologia: Os temas trabalhados ao longo do ano foram Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo e Etilismo, Dislipidemia e Obesidade, Estresse e Sedentarismo. Usou-se como base o modelo pedagógico de Paulo Freire e assim dividiu-se em dois encontros: no primeiro, há uma divisão dos alunos em três grupos, onde cada grupo fica com um membro do projeto que guiará o debate e a partir disso vêm quais são as principais dúvidas dos alunos sobre o assunto. Além disso, os alunos elaboram um cartaz com uma síntese do que foi discutido e o apresentam para os demais. As dúvidas coletadas nesse encontro servem como base para a elaboração de uma aula centrada nos pontos que podemos enfatizar para consolidação do tema abordado. Resultados: Com essa metodologia a participação e o interesse dos alunos aumentou consideravelmente em comparação a aula tradicional. Nos grupos de debate, os alunos se sentiram mais à vontade para expor seus conhecimentos prévios, ouvir e questionar tais conhecimentos dos seus colegas; já no segundo encontro, durante a aula, devido à familiaridade com o assunto, participaram ativamente com exposições e raciocínios. Conclusão: É fundamental agir nessa fase da vida onde os fatores de risco podem mais facilmente serem modificados e onde ainda não se tem doença estabelecida ou essa se encontra numa fase ainda reversível. Para maior efetividade na conscientização, é essencial a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão