O ASHRAE FORTALEZA STUDENT BRANCH PROMOVE O AVAC-R NA ESCOLA

Autores

  • Henrique Luiz Alves Reckziegel
  • Gabriel Offredi Xavier
  • Thomáz de Figueiredo Satiro
  • Victor Hugo da Graça Lino
  • Clodoaldo de Oliveira Carvalho Filho

Resumo

O aquecimento, a ventilação, o ar condicionado e a refrigeração (AVAC-R) são áreas importantes de atuação do Engenheiro Mecânico, e que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, proporcionando-lhes condições salubres e confortáveis de ocupação dos ambientes construídos. Esta comodidade tem, no entanto, custos associados à sua instalação e ao consumo de energia dos equipamentos, dentre outros. Para usufruir de maneira eficiente os benefícios produzidos por estes sistemas, são necessários mais e melhores profissionais capacitados para projetar, instalar, operar e manter os sistemas de AVAC-R. Há, portanto, a necessidade de divulgar mais e melhor esse conjunto na sociedade, e incentivar desde cedo a curiosidade e o desenvolvimento de jovens talentos na área. Neste sentido, o projeto de extensão ASHRAE Fortaleza Student Branch (FSB) realizou a atividade “O AVAC-R na Escola” na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza-CE. Alinhado com o interesse dos professores e alunos, o evento foi realizado com a visita da equipe do FSB à sede da escola para uma palestra sobre o tema, acompanhada de experimentos de resfriamento e demonstrações estática e dinâmica de equipamentos de AVAC-R em funcionamento, envolvendo 35 alunos do segundo ano do ensino médio. A percepção e a satisfação dos participantes foram avaliadas através da aplicação de um questionário objetivo e de resposta voluntária, elaborado pela equipe do FSB. A análise dos resultados mostrou que 97,1% dos alunos avaliaram o evento como ótimo ou bom, e que lhes acrescentou novos conhecimentos. A equipe do FSB foi considerada preparada para o evento por 94,3% dos alunos. Estes resultados evidenciam que a primeira edição do "AVAC-R na Escola" foi bem sucedida e que esta iniciativa deve ser incrementada e levada a mais escolas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão