O DUPLO EMPREGO DO TERMO “ASSIM”: A GRAMATICALIZAÇÃO NA ABORDAGEM DE ENSINO TEXTUAL NO PROJETO “CURSO BÁSICO DE PORTUGUÊS” DA CASA DE CULTURA PORTUGUESA

Autores

  • Larissa de Lima Favacho
  • Andressa Spinosa Almeida
  • Heloisa Maria Barroso Calazans

Resumo

O processo de gramaticalização propõe uma nova perspectiva de estudo e ensino dos mais variados fenômenos morfossintáticos, semânticos e pragmáticos. Com isso, objetivamos tratar do termo “assim” sob a ótica da gramaticalização, focalizando em depreender uma diferente estratégia de ensino de produção textual. Como aparato teórico, consultamos alguns linguistas pertinentes da área, sendo eles: (SOUSA, 2009), (LOPES-DAMASIO, 2016) e (PORTUGAL; OLIVEIRA, 2019), e os comparamos com a classificação de “assim” na gramática normativa de Cunha & Cintra (2016). Diante disso, a pesquisa foi realizada com o apoio da Casa de Cultura de Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC). No que tange à metodologia, analisamos 13 textos dissertativo-argumentativos feitos por alunos do 4º semestre do projeto de extensão "curso básico de português", a fim de identificar o fenômeno em sua realização propriamente dita. Através das produções textuais, contabilizamos as ocorrências do termo “assim” e as agrupamos na classificação de advérbio ou de conjunção conclusiva. Em adição, investigamos o tipo de parágrafo em que o uso dessa forma foi mais frequente, pois acreditamos que, em certa medida, isso poderia influenciar no emprego dela como conjunção conclusiva ou como advérbio. Em linhas gerais, pudemos perceber que houve uma maior tendência na utilização de “assim”, especialmente como conjunção, no parágrafo de conclusão (66.7%), seguido pelo parágrafo de introdução (33.3%) e, por último, pelo parágrafo de desenvolvimento, o qual não apresentou nenhuma ocorrência. No que tange à gramaticalização, a frequência de conjunção conclusiva foi de (44,4%), ao passo em que a de advérbio foi de (55,6%). Portanto, a aplicação do conceito de gramaticalização no ensino proporcionou uma estratégia diferenciada, que estabeleceu uma relação entre o tipo de parágrafo e os distintos usos do mesmo vocábulo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão