O ECA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO CONTEXTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andressa Alves dos Santos
  • Pedro Alisson Santos de Sousa
  • Francisca Giliana Braz Arruda
  • Andrea Carla Filgueiras Cordeiro

Resumo

O seguinte trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão Novas Cores, vinculado ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC). O projeto Novas Cores tem por objetivo propiciar espaços de discussão sobre a cidadania, direitos e deveres, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tendo como instrumento mediador de intervenção, atividades lúdicas. O projeto foi realizado com crianças e teve como campo de atuação uma instituição de acolhimento infantil: Casa da Criança, localizada em Fortaleza - Ceará. O desenvolvimento do projeto se deu em: aprofundamento da base teórica, realizado um grupo de estudos acerca de assuntos pertinentes a infância; estruturação do cronograma de atividades, tendo sido utilizado posteriormente como base para a intervenção; intervenção propriamente dita, onde foram empregadas atividades lúdicas, tais como desenhos, pinturas, vídeos, jogos e oficinas; supervisões acerca das atividades de intervenção. A extensão contou com oito encontros, com duas horas de duração, contando cada encontro com um tema diferente, com a participação de 8 crianças de 10 a 14 anos. Com a realização do trabalho proposto, observou-se, na prática, o quanto o uso da metodologia lúdica é eficaz para criar laços e conseguir tornar compreensível ao público infantil a tão importante mensagem do ECA. Temas como cidadania, consciência social e ambiental, puderam ser trabalhados de maneira interativa e divertida, assim, estimulando-lhes a criatividade, o companheirismo e a autonomia. Além disso, as crianças foram tomadas enquanto sujeitos de direitos, empoderadas de potencial para se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, com consciência crítica acerca dos seus direitos e deveres. Assim, a proposta do grupo deu-se como exitosa na medida em que propiciou uma educação que foi capaz de promover transformações microssociais, sendo o Novas Cores enquanto meio efetivo de educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão