O ENSINO DE FÍSICA SOB A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO NOVO VESTIBULAR

Autores

  • Anderson Alves de Moura Da Silva
  • Francisco Jose Pinheiro

Resumo

No presente trabalho, será feita uma amostra e explanação do relato de experiência no Ensino de Física no projeto de extensão Projeto Novo Vestibular- PNV, que se trata de um cursinho no qual trabalha com a concepção de educação segundo Paulo Freire, no qual o aluno é centro do processo e cuja missão é preparar jovens e adultos egressos do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio e outros vestibulares. Será tomada como metodologia a exposição do projeto, por parte do autor, de uma forma geral como forma de divulgação do mesmo, além da exposição de alguns trabalhos realizados ao longo do ano, tais como aulões para o Enem e para o vestibular da Uece, bem como relatos de alunos a respeito de como foi tomada a disciplina. Também será feita uma explanação da organização e do do método de trabalho através da exposição do plano de curso feito pelo professor. Além disso, serão colocados em exposição alguns experimentos de baixo custo que foram realizados ao longo do ano, tais como eletrização, corrente elétrica, curto circuito e dispositivos de medição, além de imãs e linhas de campo magnético, sendo detectadas utilizando-se de pó de ferro e folhas de ofício. Por fim, serão expostos alguns simuladores, com o objetivo de se enfatizar a importancia das Tecnologias da Informação e comunicação no ensino de Física com a promoção de laboratórios didáticos virtuais, proporcionando aos alunos um aprendizado mais significativo e prazeroso, bem como lançar novas perspectivas sobre a aplicabilidade da concepção da Educação segundo Paulo Freire ao Ensino de Física.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão