O ENTENDIMENTO SOBRE GOVERNANÇA PÚBLICA DOS DISCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Leya Lima Fontenele
  • Álice Thainá Chagas Custode
  • Tatieures Gomes Pires

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida na Secretaria de Governança da Universidade Federal do Ceará (SECGOV) através do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI). Tem como principal objetivo investigar o entendimento dos discentes da UFC sobre a Governança Pública e seus pilares. Pretende-se compreender como os discentes, enquanto principais usuários dos serviços públicos oferecidos pela Universidade, dialogam com os canais de participação e com os mecanismos de Governança existentes na Instituição e, a partir dessas informações, propor medidas institucionais que contribuam com o alcance do objetivo formulado no Plano de Desenvolvimento Institucional para os anos de 2018-2022. A metodologia adotada foi o uso do questionário em meios aos discentes, por se tratar de um método eficaz na obtenção de informações, garantindo o anonimato e, sendo de fácil manejo na padronização dos dados (GIL, 1999). Para isso, formulou-se um questionário quali-quantitativo com 14 perguntas referentes ao nível de entendimento de governança por parte dos estudantes, bem como a percepção dos mesmos com relação ao seu relacionamento com a Universidade. As questões foram divulgadas via internet com o intuito de obter a amostragem de 100 respostas, compreendendo o máximo de cursos possíveis de graduação e pós-graduação. Os resultados parciais, obtidos até o presente momento, demonstram que o conceito de Governança Pública entre a comunidade discente ainda é pouco debatido e que seus pilares, como a transparência e participação, são percebidos como ações independentes da Universidade e não baseadas no conceito da Governança. Constata-se que a Universidade deve melhorar os mecanismos de difusão e de diálogo com os discentes acerca do tema, pois a comunidade deseja compreender melhor a Governança Pública e participar como sujeito ativo nas ações da Universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão