O IMPACTO DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO EXTENSIONISTA

Autores

  • Leticia Maria Chaves Brigido
  • Aryane de Azevedo Pinheiro
  • Ana Beatriz Albuquerque Lima
  • Danilo dos Santos Diniz
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

A extensão universitária é definida pelo Plano Nacional de Extensão Universitária como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e promotor da interação entre universidade e outros setores da sociedade. Tais processos, possuem influência direta na formação acadêmica e profissional do aluno extensionista. Este trabalho tem como objetivo relatar, sob a visão do aluno extensionista, as experiências vivenciadas, bem como as habilidades e competências adquiridas durante o desenvolvimento das atividades do projeto Imuno Ensina UFC. Trata-se de um estudo descritivo baseado no relato de experiência de um aluno extensionista membro do projeto Imuno Ensina UFC. As ações desenvolvidas pelo projeto promoveram uma interação dialógica via ações presenciais em escolas de ensino profissional de Fortaleza o que estimulou a reflexão entre teoria e prática. Atualmente o projeto é composto por acadêmicos e pós-graduandos da área da saúde da Universidade Federal do Ceará e de outras Instituições de Ensino Superior de Fortaleza, o que reforça o caráter interdisciplinar e interprofissional do projeto, motivando a troca de saberes entre os membros. Somadas as atividades extramuro, semanalmente são realizadas reuniões de capacitação interna que buscam atualizar a equipe sobre temas relacionados à imunologia, ressaltando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Participar das atuações nas escolas permitiu lidar com distintas realidades sociais, resultando no desenvolvimento de uma postura ética e crítica sobre as necessidades presentes na comunidade, além da facilitação do processo de transferência de saberes adquiridos na graduação. A extensão, como parte da formação na universidade, amplia o ensino da sala de aula, permitindo ao aluno extensionista a tomada de consciência frente as demandas sociais, tornando-o apto a desenvolver ações de intervenção direcionadas àquela comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão