O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: GÊNEROS TEXTUAIS NA EJA

Autores

  • Adna de Jesus Lima Brito
  • Josefa Jackline Rabelo

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de extensão na educação de jovens e adultos (EJA), realizado no primeiro e segundo semestre letivo de 2019. Faz parte do Projeto de extensão intotulado de Formação Complementar para Estudantes-trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos das Escolas Públicas – Campo de Estágio do curso de Pedagogia, na UFC. Tem por objetivo refletir sobre as contribuições de formações complementares e minicursos aplicados em turmas de EJA, relacionados a aquisição da leitura e escrita de estudantes-trabalhadores no processo de alfabetização, imprescindível no processo educativo, pois favorece a aprendizagem de conhecimentos produzidos ao longo da história, além de evidenciar a importância de uma educação crítica. A EJA é regulamentada como modalidade de ensino da educação básica cujos sujeitos participantes – jovens, adultos e idosos que buscam dar continuidade a seus estudos interrompidos anteriormente. Contudo, o alunato ainda é visto como marginalizado e unicamente responsável pelas interrupções e desistências na caminhada escolar, estes são vítimas da segregação e inferiorização intelectual, cultural, moral, humana, que os colocam como sujeitos incapazes. Uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizado, defendido por Saviani (1992). Também é abordado a contribuição do acesso aos conteúdos curriculares, bem como à formação integral humana, que implica, como afirma Tonet (2007) no conhecimento claro, sólido e racionalmente. A metodologia utilizada na atividade de extensão englobou, além de estudos teóricos, participação nas aulas ocorridas na Faculdade de Educação, planejamento e execução das aulas. As trocas de experiências na universidade e na escola, a supervisão da professora orientadora e as leituras dos textos, foram fundamentais neste processo. Agradecimento a concessão de bolsa da Pró-Reitoria de Extensão que possibilitou a realização das atividades do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão