O PROJETO IRACEMA VAI À RÁDIO - ÊNFASE NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Thais Estella Cabral Costa
  • Tanara Dora Xavier
  • Maria Ednilza Oliveira Moreira

Resumo

Ícone é uma palavra que vem do Grego “eikon” que significa “imagem”, ou seja, algo que tenha importância e representatividade para determinado meio social. Assim é a personagem “Iracema” – da obra homônima, de José de Alencar –, a qual se tornou representante da cidade de Fortaleza, a partir da lei municipal 9884/11, que a consagrou como ícone cultural. Com esse respaldo, observou-se a necessidade de tornar o ícone cada vez mais acessível à população de modo geral, residentes e turistas. O “Programa: Iracema, o retrato de Fortaleza”, através do projeto “Iracema vai à rádio”, assumiu esse papel. Neste ano, o objetivo maior do projeto foi continuar atuar na divulgação da comemoração do Dia de Iracema – 1° de maio –, articulando-o à Semana da Literatura Cearense – primeira semana do mês de maio –, que teve sua lei promulgada em 2017 e sua primeira comemoração em 2018, através das redes sociais - Facebook, Instagram e Blog – e das rádios. No caso das redes sociais, obteve-se maior divulgação dos projetos do Programa Iracema através do Instagram. Essas iniciativas ocorreram para se manter a tradição da comemoração do aniversário de Iracema. Disseminou-se a importância da personagem, da obra, do autor e do Programa Iracema, para a difusão do ícone da cidade alencarina. Como resultado, despertou-se o interesse e a curiosidade dos internautas em conhecer melhor sobre a “virgem dos lábios de mel” e a relação entre ficção e realidade, no que diz respeito ao mito de formação do povo fortalezense/cearense. Ampararam nosso trabalho, sobretudo, as pesquisas de SOARES (2006) e SOUSA (2014).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão