O TEATRO COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ITALIANA

Autores

  • Jose Marcelo Pereira Gomes
  • Ana Maria Oliveira Soares

Resumo

O projeto teve como objetivo abordar a dinâmica e a qualidade de aprendizado em LE (Língua Estrangeira) por meio do teatro, nas avaliações orais da turma de 2º (segundo) semestre do nível A1, de acordo com o QECR-Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, da Casa de Cultura Italiana, com base em diálogos e atividades de compreensão auditiva do livro Progetto Italiano 1, assim como em abordagens culturais sobre o bar italiano. O projeto foi dividido em três etapas: o anúncio; a abordagem cultural; a vivência. No primeiro momento, foi mostrado aos alunos o projeto com o escopo de incentivá-los a entrar em uma nova forma de avaliação,dentro do ensino de língua italiana,visando a prática real. Por exemplo: uma conversa entre amigos feita cotidianamente em um ambiente comercial; no segundo momento, a professora orientadora realizou uma atividade na qual foram abordados pontos culturais e lexicais a respeito do café e do bar italiano; no terceiro momento, os alunos dividiram-se em grupos formados por até cinco pessoas cuja finalidade era a de representar uma esquete teatral ambientada em um bar italiano. Para isto, os alunos receberam diálogos-base referentes ao tema proposto para suscitar ideias durante os ensaios das esquetes: de vestimenta até qual cidade seria representada. O projeto foi realizado com sucesso, pois todos os alunos participantes deram o melhor de si e conseguiram encenar de forma coerente e excelente o que foi repassado; todos obtiveram notas altas. Há de se considerar que até mesmo os alunos mais tímidos cumpriram o almejado; as únicas baixas ficaram por conta de dois alunos que não realizaram a vivência do projeto. Contudo quem participou desse deixou um feedback positivo, por exemplo: a forma de avaliação foi diferente das demais feitas levando o aluno à criatividade dentro de um ambiente comum, porém vivenciado em outra língua.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão