O TRABALHO COM PROJETOS NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Cecilia Martins Aguiar Magalhaes Pedrosa
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Resumo

Na Educação Infantil, organizar a prática pedagógica cotidiana por meio de projetos pedagógicos é uma forma de buscar ressignificar o espaço escolar, trazendo a ele o protagonismo da criança e colocando-a como centro de todo o trabalho pedagógico, privilegiando seus interesses e seus conhecimentos de mundo. Além disso, também possibilita a criança o desenvolvimento de sua autonomia e da consciência de que sua opinião é importante e respeitada. Dentro dessa perspectiva, a inserção do discente de Pedagogia em projetos elaborados na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), pode trazer uma visão e um desenvolvimento de habilidades fundamentais para sua formação: a interação com as crianças, a observação do desenvolvimento social, emocional e cognitivo infantil e o auxílio na construção de uma ação pedagógica que estimula e gera autonomia nessas crianças. Objetiva-se relatar a experiência como bolsista de extensão com a Turma Infantil 3 da UUNDC, no desenvolvimento de um projeto, ressaltando a importância e as contribuições que esta experiência trouxe para a formação acadêmica. A turma era composta por 14 crianças que tinham entre 3 e 4 anos de idade, uma professora e seus bolsistas. A rotina na Unidade, planejada de maneira flexível permitia considerar o que a professora observava que era de interesse das crianças, com destaque para roda de conversa, onde todos compartilhavam seus interesses e questões sobre a temática do projeto. A participação do discente bolsista era incentivada nos diferentes momentos da rotina, nas ações de autocuidado, nas brincadeiras, na interação das crianças entre si e com a professora, a mediação e resolução de conflitos. Conclui-se que a experiência é uma enriquecedora ferramenta de práxis, auxiliando o discente a unir o conhecimento teórico ao prático, desenvolvendo assim habilidades pedagógicas e ampliando seu repertório e sua visão da prática pedagógica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão