O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DESKTOP E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores

  • Bruno Nazar de Abreu Sales
  • Jose Aires de Castro Filho

Resumo

Atualmente, é difícil dissociar os recursos tecnológicos da vida cotidiana, o que inclui a sala de aula. Urge, nesse contexto, compreender a relação entre os docentes e os Recursos Educacionais Digitais (RED). Nesse sentido, é necessário, primeiro, identificar as dificuldades usualmente enfrentadas pelos docentes na tentativa de integração das tecnologias digitais na sua prática e, depois, capacitá-los, a fim de que a integração dos RED seja de aproveitamento máximo. Para este propósito, optamos pela análise qualitativa do Diário de Campo e das atividades de avaliação de RED para dispositivos móveis e para desktop, ambos documentos produzidos na oficina “O uso de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental para desktop e dispositivos móveis”, realizada nos dias 09 e 23 de Novembro de 2019, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, a qual contou com a participação de professores da rede pública de ensino. As informações contidas no Diário de Campo mostraram que as dificuldades enfrentadas pelos docentes são muito similares, sendo, em maioria, de infraestrutura da escola, tais como: dificuldades de acesso à internet ou inexistência de laboratório de informática. Além disso, apontaram que os docentes sentem a necessidade de se atualizarem quanto ao uso de RED, para adequar sua prática docente à realidade tecnológica dos alunos. Ademais, a partir das respostas das atividades, foi possível perceber boa apropriação dos conceitos trabalhados na oficina, já que as análises realizadas foram coerentes e demonstraram a integração de conceitos pedagógicos e técnicos. Por conseguinte, é notória a urgência dos professores em se atualizar e fazer a integração entre tecnologias digitais e sala de aula. Desse modo, explicita-se a significância do projeto “Aprendizagem Móvel no Ensino Fundamental” e o incentivo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para a obtenção dos nossos resultados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão