O USO DE UMA TECNOLOGIA NA CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA O APRIMORAMENTO DAS RELAÇÕES ENFERMEIRO-PACIENTE

Autores

  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Ana Jéssica Lopes Dias
  • Caio Victor Fernandes de Oliveira
  • Paloma Moreira de Oliveira
  • Regina Claudia Melo Dodt

Resumo

INTRODUÇÃO: A consulta de enfermagem é um espaço oportuno para o desenvolvimento das atividades de cuidado, pois por meio dela o enfermeiro tem a chance de ouvir demandas, analisar condições de saúde físicas e psicoemocionais, conhecer mais detalhadamente o usuário e orientar, visto que o profissional pode utilizar-se da consulta para entender o contexto emocional, social e as relações familiares (ACIOLI et al, 2014). OBJETIVOS: Relatar a utilização do Google Forms, uma tecnologia disponibilizada pelo próprio Google, em ações de extensão. METODOLOGIA: Relato de experiência acerca do uso do Google Forms em consultas de enfermagem realizadas por membros do Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica – NAEC da Universidade Federal do Ceará - UFC, de março a julho de 2019. RESULTADOS: Foram ofertadas consultas de enfermagem semanais aos alunos da graduação, que eram realizadas pelos integrantes do NAEC e sobre orientação de uma professora, por meio da utilização das etapas do Processo de Enfermagem. No decorrer das consultas, foi desenvolvido no Google Forms um formulário semelhante ao instrumento que era usado na entrevista sendo dividido em seções: identificação, situação familiar e social, história de doença atual, história pregressa, para mulheres e exame físico. Assim, após cada consulta eram transferidos todos os dados colhidos na entrevista e no exame físico para o formulário de maneira fidedigna, e após isso a plataforma produzia tabelas e gráficos da porcentagem de pessoas com DM/HAS, de IMC, de pessoas com moradias de alvenaria etc. CONCLUSÃO: Foi notória a importância da tecnologia utilizada para o aperfeiçoamento da relação do acadêmico e futuro profissional com o usuário do serviço de consulta de enfermagem, visto que a partir dos gráficos e tabelas os membros tinham noção do perfil e das necessidades do público que era atendido no consultório, podendo assim buscar intervenções mais voltadas para o público no geral, mas também individualizadas para cada usuário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão