OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS NO PROJETO CORREDOR CULTURAL BENFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leia Gadelha Teixeira
  • Ruan Costa Gonçalves
  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • Dávila Rodrigues de Lima
  • Jeanne de Paula Bessa Sousa
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

O Corredor Cultural Benfica é um projeto realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo fortalecer a produção local e cultural da região, promovendo uma programação diversificada. O Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar da UFC (NUEMPH) se fez presente nesta última edição, contribuindo com a realização de uma oficina de primeiros socorros. Objetivou-se relatar o processo de execução de uma oficina de primeiros socorros ocorrida na programação do referido evento. A atividade ocorreu no dia 24 de novembro de 2019, de 8h às 12h, nos jardins da Reitoria da UFC, e foi desenvolvida por 8 membros do NUEMPH. Além disso, contou-se com a participação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (SAMU), através da exibição da ambulância de treinamento. Inicialmente, os acadêmicos explanaram sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e manejo em casos de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), sendo este momento desenvolvido com o intuito de capacitar e tirar dúvidas sobre as temáticas supracitadas. Em seguida, ocorreu a simulação prática com a utilização de manequins simuladores para a realização de RCP em casos de Parada Cardiorespitarória (PCR). Em média, 40 participantes de faixa etária variável foram abordados. No caso da prática de OVACE, o público que expressou maior dúvida a respeito de que condutas devem ser realizadas foram mães de crianças. Além disso, houve relatos de pessoas que presenciaram casos de PCR, mas que referiram não saber como agir no ocorrido. Diante disso, se expressa a relevância da socialização de conhecimentos sobre primeiros socorros devido ao crescente número de vítimas dessas situações. A utilização da oficina como metodologia de ensino proporciona dinamismo e participação ativa da comunidade no processo educativo, tornando-as capacitadas a prestar atendimento até a chegada do serviço especializado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão