OFICINAS MAKERS

Autores

  • Lucas Willamy Soares Lessa
  • Clemilson Costa dos Santos

Resumo

O Laboratório de Computação Física (LCF), localizado no bloco didático da UFC virtual trabalha com o objetivo de dar suporte para as disciplinas presentes na grade curricular do curso presencial de Sistemas e Mídias Digitais, e nos últimos três anos tem investido no propósito de difundir a Cultura Maker. O Movimento Maker vem resgatando a cultura do “faça você mesmo” ou DIY (Do it yourself). Na proposta deste conceito procura-se desenvolver a autonomia no uso dos mais diversos recursos tecnológicos, disponíveis atualmente, para o empreendimento de projetos com fins acadêmicos ou empresariais. A oficinas oferecem a introdução neste universo com exercícios de criatividade na execução de protótipos funcionais que servem como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto Oficinas Maker oferece mensalmente durante o período letivo oficinas com a temática Maker. Essa iniciativa ganhou visibilidade de muitos estudantes da UFC e de outras instituições de ensino, pois o laboratório oferece estrutura e ferramentas para construção e desenvolvimentos de projetos para várias disciplinas. Neste projeto procura-se sempre diversificar o conteúdo de cada oficina, mas deixando-as independente umas das outras, de modo a mantê-las acessíveis aos mais variados públicos. Algumas oficinas são destinadas aos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais, outras destinadas a comunidade da UFC, instituições de ensino superior, escolas de ensino médio e qualquer interessado da comunidade que tome conhecimentos de nossas ações através dos canais de divulgação disponíveis nas comunidades virtuais. As principais oficinas ofertadas, pelo projeto, são: Arduino básico, Criação de robôs seguidores de linha e Programação de Sistemas Embarcados. Portanto, o projeto Oficinas Maker é um espaço aberto da UFC onde são prestados gratuitamente para a comunidade, vários cursos de formação e difusão do conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão