OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE TECNOLOGIAS NA SAÚDE.

Autores

  • Beatriz Brito da Silva
  • Luan dos Santos Mendes
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

Nota-se uma inclinação progressista, na área da saúde, para a aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em práticas pedagógicas e de assistência em Saúde. Considerando esse perceptível avanço tecnológico, objetiva-se o aperfeiçoamento de competências para o desenvolvimento de ações que possibilitem o enriquecimento das temáticas discutidas em sala de aula, o estudo e a informatização na comunidade acadêmico-científica. Para isso, dentre as ações do projeto “Formação docente para EaD em Saúde” foram planejadas e estão sendo desenvolvidas oficinas pedagógicas para colaborar com essa ascensão tecnológica. Foram planejadas duas oficinas: “Oficina de Construção de Infográficos” (oferta em 2019) e “Oficina de produção de vídeos no estilo Whiteboard Animation” (oferta em 2020). O público alvo das oficinas é composto por professores, alunos e profissionais que participam de ações de extensão ou projetos de pesquisa na área da Saúde. A proposta dessas oficinas visa constituir espaços pedagógicos onde os sujeitos poderão construir, coletivamente, o desenvolvimento de seu domínio tecnológico, incorporando-o sem seus processos de ensino-aprendizagem. Entende-se assim, por oficinas pedagógicas, espaços e tempos de aprendizagem colaborativa, em que os envolvidos terão oportunidade de produzir conhecimentos e produtos educacionais com apoio das TIC, a partir das interações grupais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão