OS IMPACTOS PRODUZIDOS PELA EMPRESA JÚNIOR DE DIREITO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO.

Autores

  • Maria Yasmin Silva Soares
  • William Paiva Marques Junior

Resumo

O trabalho desenvolvido possui o propósito de analisar os impactos gerados na formação acadêmica dos estudantes de Direito a partir da dinâmica desenvolvida dentros das empresas juniores, estas, por sua vez, orientadas pela Brasil Júnior, organização responsável pela efetiva orientação do Movimento Empresa Júnior. O movimento possui como diretrizes básicas tornar o Brasil um país mais ético e colaborativo por meio da vivência empreendedora e o faz através do acompanhamento e capacitação de Empresas Juniores em todo o país, exercendo ainda importante papel para o desenvolvimento das Empresas Juniores de Direito, pelas as quais são geradas as influências sob as quais versa o presente trabalho. As constatações realizadas neste trabalho foram feitas por meio de pesquisas em formato de questionários, repassadas virtualmente a atuais membros de empresas juniores de Direito e os que delas já não fazem mais parte, os chamados “pós-juniores”. A pesquisa objetivou colher percepções apontadas por estes acerca da influência que as empresas juniores proporcionaram no seu desenvolvimento profissional e acadêmico, bem como analisar o comportamento que o mercado jurídico possui frente às habilidades diferenciais formadas no jurista a partir de seu desenvolvimento e contato com a execução de projetos e vivência empresarial. De antemão, constatou-se os impactos positivos desenvolvidos pelos integrantes das empresas juniores de Direito em razão do contato prévio com matéria jurídica, do aprendizado prático promovido dentro do cenário da própria Universidade sob orientação de professores e profissionais experientes, bem como da interdisciplinaridade por meio do contato não somente com o jurídico, mas com elementos essenciais para o desenvolvimento de aptidões diferenciadas, como visão holística e estratégica, gestão administrativa e financeira e aplicação de metodologias diversas para garantir um bom relacionamento com o cliente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão