OUTUBRO ROSA - PARE E SE TOQUE

Autores

  • Renata Vitoria Linhares Ximenes
  • Ismária Vasconcelos de Freitas
  • Alexandre Vieira de Mesquita Machado
  • Mailca Marques Nascimento dos Santos
  • Janice Leal de Carvalho Vasconcelos

Resumo

A Rastro Agência Junior é um projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Tendo como propósito promover uma comunicação que vai além da comunidade acadêmica, esse ano, durante o mês de Outubro, foi desenvolvida uma ação publicitária para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Sendo nomeada criativamente como “ Outubro Rosa - Pare e se toque!”, a mobilização, para além do alerta, trouxe a perspectiva da mulher no trânsito, seja como pedestre, motorista ou passageira. A campanha fez uma relação direta com o tempo do semáforo fechado e o tempo necessário para realizar o autoexame da mama. Os membros se deslocaram até o cruzamento das avenidas da Universidade com a 13 de Maio, no dia 29 de Outubro, para realizar uma intervenção no sinal. Enquanto o mesmo estava fechado, placas com a assinatura da campanha foram levantadas e panfletos com informações sobre o autoexame foram distribuídos para as mulheres que transitavam pelo local. A organização e confecção dos materiais gráficos necessários para a ação só foi possível por conta da receita gerada pela própria empresa júnior, que financiou a campanha. Toda a movimentação foi veiculada nas redes sociais da agência e além da produção de um vídeo que retratava a ação, resumindo a proposta. Os resultados da ação foram orgânicos e tivemos muitos comentários positivos e relatos de pessoas que foram impactadas com a mensagem transmitida. Além disso, tivemos um grande engajamento nas redes sociais de pessoas compartilhando o vídeo e repassando a ideia da campanha.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão