PAPEL DO NÚCLEO DE ESTUDO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (NEATS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (ATS).

Autores

  • Lanielle Kesia Peixoto Lima
  • Maria Teresa Alencar Maurício
  • Thisciane Ferreira Pinto Gomes
  • Patricia Andrea da Fonseca Magalhães
  • Ana Izabel Oliveira Nicolau
  • Luciana Macatrao Nogueira Nunes

Resumo

Introdução: Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é uma forma de pesquisa que analisa as consequências em curto e longo prazo o uso das tecnologias, no qual agrega informações sobre questões clínicas, sociais, econômicas, éticas e organizadoras, que visa subsidiar os gestores no processo de tomada de decisão. Dentre as atribuições do NEATS destaca-se: promover, difundir e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para ATS. Objetivo: Fomentar, na comunidade acadêmica, o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de ATS, principalmente no que se refere a incorporação, exclusão e alteração de tecnologias de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo tanto a sociedade civil, como gestores, corpo discente e profissionais de saúde. Metodologia: Para o desenvolvimento do referido projeto é necessário a realização de atividades em etapas que deverão ocorrer de forma contínua e simultânea, uma vez que, todo o processo de ATS necessita de atualização constante e obedece ao fluxo de surgimento contínuo de demandas de inclusão, exclusão e alteração de tecnologias ao SUS. Parceria: Para o desenvolvimento das atividades e ampliação dos conhecimentos, contamos com a parceria do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Complexo Hospitalar da UFC (NATS/CHUFC). Resultados: São desenvolvidas atividades diversas, tais como reuniões semanais no NATS/CHUFC para elaboração de estudo de caso, debate e produção de artigos referentes ao levantamento de dados extraídos dos relatórios de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), elaboração de materiais educativos, com linguagem acessível, sobre as tecnologias incorporadas, disseminação dos conhecimentos de ATS entre estudantes, profissionais de saúde e comunidade, dentre outros. Conclusão: A aplicação do projeto proporciona maior envolvimento na área de ATS e consequentemente maior interação entre ensino, pesquisa e extensão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão