PERFIL DOS VISITANTES DO PROJETO
Resumo
As trilhas ecológicas são fundamentais nos projetos de Educação Ambiental, pois são um instrumento pedagógico importante e permitem que em áreas naturais sejam criadas verdadeiras salas de aula ao ar livre e verdadeiros laboratórios vivos, suscitando o interesse, a curiosidade e a descoberta, criando formas diferenciadas do aprendizado tradicional e, sobretudo, incentivando a preservação ambiental. Neste contexto, o projeto de extensão “Trilhas Ecológicas do Estuário do rio Pacoti: observando a biota do manguezal”, vinculado ao Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM) do Instituto de Ciências do Mar, realiza desde 2016 visitas guiadas ao longo de uma trilha próxima a foz da Área de Proteção Ambiental do rio Pacoti. O presente trabalho visa caracterizar o perfil dos visitantes do projeto no ano 2018, considerando idade, nível de escolaridade, gênero, tamanho dos grupos e origem dos visitantes. Foi investigado ainda o nível de satisfação dos visitantes quanto às atividades na trilha. No total, 200 questionários foram analisados. Os visitantes avaliados tinham de 12 a 79 anos, advindos de diferentes instituições. A maioria dos visitantes não conhecia o projeto, tendo tomado conhecimento a partir da iniciativa dos professores da escola ou universidade ao agendarem a visita. As visitas tiveram como principal motivo a realização de aula em campo e contemplação da natureza. A maioria dos visitantes afirmou a importância de conhecer o meio ambiente e seu funcionamento para que se compreenda a necessidade de preserva-lo. Foram destacados como principais aspectos positivos o passeio agradável e as informações recebidas sobre os ecossistemas, enquanto que o principal aspecto negativo é o lixo observado ao longo do percurso da trilha. Os visitantes sugeriram uma maior divulgação do projeto e o classificaram, majoritariamente, como excelente no desenvolvimento de suas atividades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.