PH NAS ESCOLAS: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Safira Aires de Oliveira
  • Felipe Matheus Monteiro Ribeiro - Cpf 62333241306
  • Antonio Sergio de Carvalho Filho - Cpf 07138243367
  • Jackeline Lucas Souza

Resumo

A humanidade nos últimos anos vivencia um período de grande crise em relação ao seu crescimento e degradação ambiental, sendo necessária uma reflexão acerca de sua influência sobre o meio ambiente. O equilíbrio ambiental entre o homem e a natureza torna necessária a criação de indicadores do uso de recursos, baseados em metodologias que contemplem índices de sustentabilidade do uso direto e indireto destes recursos, como a água (SILVA et al , 2017). Dentro desse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a conscientização ambiental dos alunos de uma escola, através da mensuração da pegada hídrica. Foram apresentados slides e um filme sobre o quanto de água se consome em diversos hábitos individuais, segundo a metodologia de Hoekstra (2011). Posteriormente, foi aplicado um questionário com 41 quesitos buscando mensurar o quantitativo do consumo de água desses indivíduos (indicador denominado ‘pegada hídrica’) localizados nas escolas municipais de Fortaleza/CE. A amostra contendo 87 alunos das turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) apontou como fator direto determinante, no aumento da pegada hídrica, a renda, uma vez que a mesma possui relação direta com o aumento da pegada hídrica, independente da categoria do consumidor ser vegetariana, médio consumo de carne e alto consumo de carne. Também apontou o perfil dos estudantes masculinos como médio consumo de carne, com um gasto de renda mensal superior ao feminino isso corroborou à pegada hídrica (PH) mais alta para os homens. Outro resultado apontado na análise foram os entrevistados com mais de 30 anos com maior PH, uma vez que a maioria dos entrevistados tinha renda média mensal superior ao das faixas etárias menores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão