PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luisa Gomes Viana
  • Denise Montenegro da Silva
  • Priscila de Souza Aquino

Resumo

Introdução O enfermeiro ao buscar uma assistência realizada de forma integral, atua com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Essas ações realizadas de forma contínua devem alcançar a população de modo individual e comunitário, permitindo o acesso à população nos seus mais diversos espaços. Metodologia Trata-se de um relato de experiência acerca de atividade desenvolvida pelo Projeto de Extensão “Comportamento Sexual Saudável – Essa onda pega!” nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará em alusão ao Dia do Servidor Público, realizada no dia 29 de outubro de 2019, pela manhã. Foi realizada a exposição acerca dos métodos contraceptivos, indicações e contraindicações, formas de uso e taxas de falha, bem como uso do preservativo na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Resultados Visitaram o stand do grupo em média trinta pessoas. Os manequins e as próteses foram expostos em mesa, bem como os métodos contraceptivos que são disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentre eles, camisinha masculina e feminina, contraceptivos orais, injetáveis, de emergência, diafragma e Dispositivo Intrauterino. Realizou-se a explanação acerca de cada método e demonstrou-se em manequins a forma de utilização das camisinhas. Um folder educativo foi entregue aos participantes. As principais lacunas de conhecimento do uso dos métodos, evidenciadas na literatura, foram sanadas na estratégia educativa. Percebeu-se o interesse dos servidores pelas temáticas apresentadas e as dúvidas que surgiram durante as estratégias foram devidamente elucidadas. Conclusão Atividades de educação em saúde são primordiais na formação do enfermeiro enquanto promotor da saúde. Assim, acredita-se que por meio da presente estratégia viabilizou-se o conhecimento dos servidores acerca das temáticas apresentadas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão