PLANTÃO PSICOLÓGICO: A PERCEPÇÃO DO SERVIÇO SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS - RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Autores

  • Roberta Nunes da Silva
  • Mayara de Oliveira Ferreira
  • Lívia Nádia Albuquerque dos Santos
  • Francisco Ilo Lima Filho
  • Rayane Pauline Morais Torres
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

O Plantão Psicológico é um projeto de extensão da PREX (Pró-Reitoria de Extensão), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC. Atualmente é contemplado com 3 bolsas remuneradas, onde os bolsistas atuam em diferentes espaços de inserção do projeto, nos diferentes níveis de atenção à saúde. A pesquisa apresentada aconteceu no contexto da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, onde o projeto acontece desde 2015.2, sendo amplamente conhecido pela comunidade acadêmica e pelo público em geral, e consolidado como uma referência em atendimento de crise, em Fortaleza e região metropolitana, sendo procurado por moradores de localidades mais distantes também. Os atendimentos são às terças-feiras, de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00. A referida pesquisa de satisfação foi realizada no período de 2016 a 2019, sendo aplicada ao final dos atendimentos psicológicos, em caráter voluntário. O objetivo é conhecer a percepção dos usuários sobre os atendimentos realizados, bem como a infraestrutura da clínica, o tempo de espera, tempo de atendimento e se ele indicaria o Plantão para outras pessoas. Através de instrumento específico, buscamos avaliar a qualidade dos atendimentos e se há efetiva promoção de saúde mental para os usuários que procuram o serviço. O instrumento é composto por 10 afirmativas, com respostas baseadas na escala de Likert, que vão de “concordo totalmente” a “discordo totalmente” Ao final, há uma pergunta aberta, de caráter qualitativo,sobre quais suas expectativas sobre o Plantão. Pelos resultados obtidos, pode-se perceber que os objetivos iniciais foram atingidos, e os usuários se mostram bastante satisfeitos com os atendimentos, havendo alguns pontos a melhorar, como tempo de espera para ser atendido. Esses pontos de melhoria são pensados todo o semestre, entre bolsistas, coordenadora e clínica-escola, visando sempre a melhor acolhida e bem-estar deste usuário que já encontra-se em sofrimento psíquico quando nos procura.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão