POMAR DIDÁTICO DO GFRUT/UFC COMO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO PRÁTICO, CIENTÍFICO E SOCIAL.

Autores

  • Jose Laylton Rogerio Saraiva
  • Daniela Melo Penha
  • Karine Alexia Teixeira Aguiar
  • Leonardo Meneses Távora
  • Valderjanzen Taveira da Silva
  • Marcio Cleber de Medeiros Correa

Resumo

Embora seja uma atividade econômica consolidada, a fruticultura, há uma forte carência de ações governamentais no sentido de transferir informações/tecnologias para os produtores. Nesse contexto, as universidades podem contribuir com ambientes de aprendizado prático e transferência de tecnologias que permitam a participação direta dos alunos. Para a disciplina de Fruticultura, esse espaço é representado pelo pomar didático. Assim, com o objetivo de manter as espécies já cultivadas e aumentar o número de espécies frutíferas no Pomar Didático do Gfrut (Núcleo de Ensino e Estudos em Fruticultura da UFC), entre os meses de maio e outubro de 2019, foram implantados e manejados novos cultivos com abacaxi, mamão Formosa e Solo, maracujá, goiaba, ata, jabuticaba, acerola, uva, atemoia, condessa, graviola e sapoti. Para isso, desde o planejamento das ações passando pela propagação e formação das mudas, preparo da área, marcação e preparo das covas, plantio, tutoramento, manejos de podas, adubações, mato, pragas e doenças foram realizados com a participação direta dos alunos do Curso de Agronomia matriculados na disciplina de Fruticultura, durante o primeiro e o segundo semestre do ano. Além disso, foram feitos replantios de mamoeiros em sistema de fileira dupla o consorciamento destes com os maracujazeiros. Além disso, e para proporcionar um melhor manejo das culturas, foi realizada a implantação e renovação de sistemas de irrigação no pomar, beneficiando, principalmente, as frutíferas recém implantadas e as frutíferas mais antigas que tenham sofrido podas no período seco, segundo semestre, bem como, foi realizada uma oficina propagação de goiabeiras por estaquia e manejo de podas em frutíferas, abertas à comunidade em geral. Ficou evidente a relevância do Pomar didático da Universidade e a atuação do GFRUT para a formação profissional dos alunos, promovendo oficinas e garantindo o conhecimento teórico-prático da atividade da fruticultura na região e no país.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão