PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ARTES CÊNICAS A PARTIR DOS CONTEÚDOS DO TEATRO POBRE.

Autores

  • Davi Jose Fonseca do Amaral
  • Robson Carlos Loureiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os princípios básicos de teatro utilizados na aplicação de laboratórios de artes cênicas visando uma apropriação destas linguagens enquanto processos criativos e de aprendizagem, de forma que a criatividade e a liberdade de expressão foram valorizadas na construção de discursos artísticos.Num contexto tecnicista e obscuro das formas de arte, onde de um lado a arte conceitual é extremamente valorizada pelos museus, e de outro a arte cada vez mais tem sido usada para fins mercadológicos, considera-se que o rompimento da intenção de aprimorar técnicas canônicas da história do teatro, uma forma de abrir espaço para novas formas de aprendizado e criatividade, assim como de afirmação do posicionamento político distinto que cada praticante ocupa. Nesse sentido, foram feitas atividades laboratoriais com a intenção de aflorar a sensibilidade e a capacidade discursiva de cada praticante presente a partir de exercícios teatrais. Para isso, desenvolveu-se uma Análise Textual Discursiva sobre o livro de Jerzy Grotowski, diretor teatral polonês, intitulado “Em Busca de um Teatro Pobre”, retirando de seus conteúdos princípios norteadores da prática cênica. Os conteúdos foram adaptados para adequar-se às necessidades de cada praticante nos laboratórios, mas mantendo os objetivos básicos, como: a via negativa; o reducionismo estético; e a importância do envolvimento pessoal na cena. Percebeu-se que os praticantes relacionaram facilmente à experiência de aprendizagem, conteúdos e experiências ditas como “valorosas” para sua personalidade e subjetividade atual, de forma que cada um pode associar às criações cênicas momentos e emoções que os marcaram profundamente. Portanto, pretende-se dar continuidade aos processos laboratoriais a fim de observar quais princípios e em que profundidade podem influenciar os processos de ensino-aprendizagem no campo das artes cênicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão