PROGRAMA LOCUS: ENCONTROS DE SABERES E AFETOS

Autores

  • Adriana Jales Lacerda Feitosa
  • Karla Rúbia Gomes Vieira
  • Maria Zelfa de Souza Feitosa
  • Zulmira Aurea Cruz Bonfim

Resumo

Atualmente se percebe a tentativa de aproximação da Psicologia com o campo rural e de comunidades indígenas. No entanto, ainda há muito que progredir neste campo. Esse projeto de extensão visa fortalecer o diálogo entre os conhecimentos concretizados no âmbito da psicologia e dos saberes tradicionais dos povos originários. Estes sofreram massacres socioculturais que produziram reverberações psicológicas e identitárias. Por isso, a proposta deste trabalho é repensar o lugar da psicologia nas diferentes situações socioculturais do contexto brasileiro. Pretende-se propor metodologias que contemplem e valorizem a vivência de diferentes culturas, pensando ações de extensão de modo integrado com pesquisa e ensino, com intuito de promover uma aproximação entre comunidade e universidade, a partir de uma postura que preza pelo planejamento e pela tomada de decisão coletiva com a comunidade local. Assim, objetiva-se também, trabalhar estratégias de proteção do território e de fortalecimento da cultura, favorecer a valorização do patrimônio cultural e histórico, especialmente em relação à juventude. Os pressupostos teóricos metodológicos baseiam-se na Psicologia Ambiental, entendendo a relações pessoa-ambiente de forma recíproca. Além disso, prioriza-se um diálogo entre Psicologia Social de base Histórico-Cultural e uma Psicologia Ambiental Transacional, buscando metodologias participativas, tais como, Círculos de Cultura, grupos de estudos, rodas de conversa, seminários temáticos, trilhas sócio-ambientais e construção dos Mapas Afetivos para o compartilhamento das experiências e saberes envolvidos. Os resultados apontaram a valorização da cultura e memória para os povos originários, a partir da criação coletiva de um herbário e de um jogo indígena educativo. Para concluir, vale ressaltar a importância da construção coletiva das atividades para o desenvolvimento da autonomia e participação dos envolvidos e para o estreitamento da relação entre universidade-comunidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão