PROJETO ANIMA: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO ACADÊMICO DE MEDICINA DA UFC
Resumo
O projeto “ANIMA” visa contribuir para a construção de um ambiente saudável para a comunidade estudantil, através de ações diversificadas em prol do bem-estar estudantil no momento de inserção na vida universitária. Parte-se do referencial de que os estudantes universitários estão submetidos a cargas de estresse e de ansiedade que tem relação direta com a rotina da formação acadêmica. Esta condição pode ser um agente importante e disparador da ocorrência de depressão, de dependência de drogas lícitas ou ilícitas, do uso indiscriminado de anfetaminas, de distúrbios alimentares e até mesmo de suicídio (BALLONE, 2015). Objetivou-se promover saúde mental do acadêmico de medicina da UFC, em seus aspectos preventivo, primário e complementar. Utilizou-se de metodologia dialógia, problematizadora (FREIRE, 2011) e vivencial (TORO, 2010), com a participação de docentes e discentes do campus do Porangabuçu. Foi construída parceria do projeto “Anima” com o Centro Acadêmico XII de Maio e algumas ligas acadêmicas, possibilitando a recepção dos estudantes recém-ingressos na Famed. Foram desenvolvidas estratégias para promoção de um ambiente mais saudável, com planejamento e execução dos encontros estudantis com enfoque terapêutico; desenvolvimento de práticas integrativas e complementares, como meditação e yoga; desenvolvimento de ações que resultaram no favorecimento do descanso e de lazer para os estudantes, no horário do almoço, como o “momento soneca”, o “momento relaxamento” e o “AnimaDANCE”. Os estudantes participantes das atividades do “Anima” tiveram espaço para expressar suas dificuldades, seus sofrimentos, suas potências, suas expectativas e esperanças no tocante à vida acadêmica. Ainda se tem muito a avançar no sentido de construção de uma universidade promotora de saúde, mas considera-se que a prática de propostas concretas já contribuiu para fortalecer um movimento próspero para uma passagem mais saudável dos estudantes pela universidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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