PROJETO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (NUPI)

Autores

  • Larissa da Silva Sousa
  • Alexandre Nogueira Pinheiro
  • Leandro Lopes da Silva
  • Michelle Steiner dos Santos

Resumo

Na atualidade verifica-se que nem a Medicina Ocidental Tradicional e nem a Psicologia Clássica, cujas intervenções se balizam em técnicas e conhecimentos comprovados cientificamente, estão conseguindo responder às demandas de saúde da população brasileira. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) propõem uma visão mais sistêmica da pessoa e das intervenções em saúde, complementares ao modelo biomédico e tecnicista, como possibilidade de intervenção, sobretudo, na atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Programa de Ações Integradas Pela Vida (PÃIM) possui em sua composição, o Núcleo de Práticas Integrativas (NUPI) que tem como proposta os estudos em PICS e formas de intervenção a partir da visão holistica de sujeito. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através do Plantão de PICs realizado durante o período de agosto a novembro de 2019, através do relato de experiencia dos bolsistas e dos depoimentos dos usuários atendidos.O Plantão em PICs é uma prática clínica da contemporaneidade ancorada na Psicologia da Saúde e nas Medicinas Tradicionais, fundamentado na escuta sensível, no acolhimento a dor física e emocional dos usuários e com o principio do encaminhamento sustentável. Oferecendo um momento de cuidado e atenção através da Auriculoterapia, Reike, Hipnose e Acolhimento Psicológico, onde o sujeito é ouvido por uma equipe preparada a oportunizar espaços de ressignificação do ser e estar no mundo. Ao longo do ano foram realizados em média 400 atendimentos, entre alunos, servidores técnicos administrativos e professores da Universidade Federal do Ceará, cujas queixas mais comuns foram: ansiedade, depressão, estresse e dores na coluna e articulações. O retorno com frequência dos usuários e seus depoimentos comprovam uma redução na frequência dos sintomas e uma sensação maior de bem estar, contribuindo para a diminuição na evasão acadêmica e absenteísmo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão