PROJETO DOÇURA QUE AGREGA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: CAPACITAÇÃO DE MULHERES PARA EMPREENDEDORISMO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Georgia Maria Ramos da Silva
  • Maria Eduarda do Nascimento Lucas
  • Anderson de Souza Costa
  • Isadora Machado Mota
  • Eveline de Alencar Costa
  • Alessandra Pinheiro de Goes Carneiro

Resumo

A técnica de fazer compotas e doce é tão antiga que inclusive há uma receita no livro “Notas de Cuccina de Leonardo da Vinci”, com a preparação “Marmelada de couve”. Um outro relato relaciona mulheres e a produção de geleias em 1790, no sul da França, mulheres que estavam cozinhando maçãs precisaram parar o que estavam fazendo para se proteger de uma tempestade e quando retornaram ao trabalho, no dia seguinte, notaram que o concentrado de maçã haviam se transformado em gel em suas panelas. O produto foi aproveitado em doces e as cozinheiras notaram que a durabilidade dos alimentos foi ampliada. Assim, com esse conhecimento consolidado o projeto Doçura Que Agrega juntamente com o programa Gastronomia Social, o Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim e a escola de gastronomia autossustentável mantida nesta entidade, promoveram durante o mês de abril de 2019 a capacitação de um grupo produtivo formado por mulheres, mães, residentes no bairro do Bom Jardim e adjacências, onde estas foram capacitadas para a produção artesanal de doces, geleias e conservas. O objetivo foi capacitar mulheres no processo de produção de produtos artesanais, utilizando frutas regionais, obedecendo todos os padrões de boas práticas de manipulação de alimentos, aproveitamento e beneficiamento de frutas da estação. Consequentemente, toda a produção feita por estas mulheres foi exposta à venda em um grande shopping de Fortaleza, dando ênfase aos produtos de valor e interesse social. Dessa forma, essas mulheres desenvolveram produtos para abastecer um quiosque que permaneceu num shopping de Fortaleza por 30 dias, em que vivenciaram as práticas de venda. Desta forma, as mulheres foram habilitadas para produção caseira e artesanal dessas preparações, para empreenderem e/ou gerar renda familiar.A ação dentro do shopping trouxe retorno satisfatório onde 100% das geleias, doces e conservas foram vendidas e hoje temos mulheres empreendendo e dando continuidade, realizando produções e venda de produtos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão