PROJETO MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
A Educação Ambiental integra o grupo dos temas transversais, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esta é uma prática política pedagógica que busca organizar e aplicar ações de sensibilização ambiental com o público envolvido, contribuindo com a formação do cidadão como uma figura ativa na transformação social. As atividades desenvolvidas pelo Projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre tiveram como objetivo desenvolver intervenções de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Clóvis Monteiro, localizada no município de Maranguape-CE, na Região Metropolitana de Fortaleza. Desenvolveu-se como metodologia um diagnóstico prévio de demanda das temáticas a serem desenvolvidas na escola, após isso houve a adaptação de um plano de atividades voltadas para as necessidades das turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades incluíram intervenções com rodas de discussões, exposição de materiais reciclados, exposição de vídeos e imagens, e aulas dialogadas. Os resultados obtidos foram as realizações das intervenções com temas de envolveram as problemáticas dos resíduos sólidos, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, coleta seletiva, os 3R's das sustentabilidade, além do desenvolvimento de um jogo pedagógico sobre resíduos sólidos. Além disso, foram também discutidos assuntos sobre a crise ambiental no Brasil, como as queimadas na Amazônia e o derramamento de óleo no litoral do Nordeste. As atividades desenvolvidas pelo Museu Mundo Livre apresentam potencialidades do projeto de extensão no seu caráter de disponibilização e democratização de informações, principalmente de Educação Ambiental, concretizando a interação entre a universidade e o meio comunitário que resulta na troca de conhecimentos por ambas as partes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.