PROJETO NINAR, LEVANDO ESTRATÉGIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA O CONTEXTO HOSPITALAR

Autores

  • Marli Braga Cruz
  • Miguel Abdala Paiva Maciel
  • Regma Sampaio Araújo
  • Sandy Brena Cardozo Almeida
  • Liana Rosa Elias

Resumo

O Ninar é um projeto de Extensão vinculado ao Programa LINCs – Laboratório Integrado de Neurociências e Comportamento, do departamento de psicologia. Este projeto se configura como uma prática de atenção primária em saúde do bebê e visa trabalhar questões referentes a práticas parentais, relação mãe-bebê, aspectos emocionais decorrentes do ciclo gravídico, rede de apoio, dentre outros, a fim de fortalecer laços afetivos entre mães, bebês e rede social de apoio. O principal objetivo da ação de extensão é propiciar impacto positivo para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos bebês, bem como melhoria da qualidade de vida da mãe através de grupos de psicoeducação com as puérperas e seus acompanhantes nas enfermarias da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), parceira deste projeto. Metodologicamente, trabalhou-se a Psicoeducação nas enfermarias, sempre às sextas-feiras no turno da tarde, com grupos de aproximadamente 10 a 20 minutos, e os principais temas trabalhados esse semestre foram Exterogestação, Fatores de Estresse Materno, Desenvolvimento do Bebê, Sono do Bebê, Amamentação, Rede de Apoio, Habilidades cognitivas, motoras, sociais, emocionais e linguísticas do primeiro ano do bebê e Estratégias de estimulação cognitiva e socioemocional de bebês. As intervenções ocorreram entre os meses de agosto e novembro, somando um total de nove encontros, e avaliou-se os resultados do projeto a partir do número de pessoas beneficiadas com as informações propostas, em média 25 pessoas em cada dia. Assim, é necessário que mais projetos como o Ninar sejam estimulados, a fim de levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade, de maneira responsável e horizontal.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão