PROJEÇÕES DE VIDA DOS JOVENS DO CURSINHO POPULAR

Autores

  • Gessica Mesquita de Almeida
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

O Projeto Novo Vestibular (PNV) é um projeto de extensão da UFC que atende, por ano, mais de 400 jovens e adultos da Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto tem o objetivo levar a população uma formação de base necessária para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a sociedade que convive e tenha a oportunidade de ter uma preparação gratuita para o vestibular. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as projeções de vida dos jovens estudantes do cursinho popular PNV. O apoio teórico utilizado para o alcance do objetivo foi delineado a partir das ideias de Sarriera (2001), Kabbas (2001) e Cassab (2001), considerando que os desejos dos adolescentes das classes populares foram forjados no universo de uma sociedade salarial e que acreditam que a via do trabalho é suficiente para acessar um outro patamar material e existencial. A pesquisa teve uma abordagem do tipo qualitativa, com a aplicação de um questionário estruturado respondido individualmente e um segundo, semiestruturado, aplicado coletivamente numa roda de conversa com os sujeitos. Participaram ao todo 7 sujeitos, tanto nas entrevistas individuais como coletivas. Análise de dados também foi capaz de apontar que a escolha dos cursos e/ou profissão indicam aqueles que possuem renome, reconhecimento social ou financeiro, apesar da alegada descrença em atingir determinados cursos/profissões. Desse modo, foi possível concluir que os jovens se encontram diante da problemática do planejamento de vida ou projeção, mas se deparam com demandas sociais que recaem e pesam sobre sua imagem e confiança, como as expectativas geradas pela família, as necessidades financeiras e a necessidade de tomar decisões, muitas vezes, precocemente Logo, essa discussão pode levar uma melhor compreensão da realidade desses jovens e levantar a problematização de uma “adultização” dos jovens regada de responsabilidades econômicas, profissionais e sociais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão