PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Hayres Costa Holanda Silva
  • Natália Víginia da Silva Castro
  • Diana Silva de Oliveira
  • Glaudiane Silva Paiva
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

Introdução: A primeiríssima infância compreende o período do nascimento aos 3 anos de idade, fase em que existe uma maior neuroplasticidade e capacidade de aquisição de novas habilidades. Nessa idade pré-escolar a prioridade é a atividade motora lúdica. Nesse contexto, a psicomotricidade é um instrumento fundamental para prevenir transtornos do desenvolvimento infantil e promover habilidades neuropsicomotoras. Objetivos: Relatar a experiência de atividades psicomotoras realizadas por extensionistas do Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI) com uma turma de Infantil I de uma creche filantrópica de Fortaleza, Ceará. Metodologia: Estudo transversal e descritivo do tipo relato de experiência. As atividades psicomotoras foram realizadas por quatro estudantes de Fisioterapia, entre março e novembro de 2019 às sexta-feiras pela manhã, com crianças de 0 a 3 anos de uma turma de Infantil I em uma creche filantrópica de Fortaleza, Ceará. Resultados: O PADI é um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal do Ceará (UFC) que tem em sua equipe extensionistas estudantes de Fisioterapia, da UFC e de outras instituições de ensino, Fisioterapeutas e uma Fonoaudióloga que prestam assistência de promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil a crianças em idade pré-escolar. As atividades semanais são planejadas pelas extensionistas com antecedência por meio de um Procedimento Operacional Padrão (POP). Além disso, eram baseadas nas habilidades psicomotoras de praxia global e fina, lateralidade, ritmo, organização espacial/temporal, tônus, equilibração e imagem corporal. As atividades seguiam a sequência de iniciar com musicalização, em seguida uma atividade psicomotora principal, como um circuito psicomotor, e um encerramento com contação de história ou musicalização. Conclusão: Por fim, fica evidente a importância da psicomotricidade para a promoção e o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão