QUESTIONÁRIOS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO MUNDO REAL E DIGITAL
Resumo
Buscando a promoção da discussão sobre assuntos relacionados à agronomia, ao passo que desenvolve uma relação mais próxima entre extensionista e educado, os questionários podem ainda desenvolver interatividade nas plataformas digitais das iniciativas de extensão ampliando assim o público alcançado. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma metodologia dinâmica para investigação dos impactos em termos de aprendizagem quanto as atividades exercidas pelos grupos de extensão, além de analisar o alcance de pessoas, tanto no mundo real quanto virtual. O material elaborado tinha como tema principal ‘’Separação de resíduos recicláveis e gestão de recursos hídricos’’ e foi aplicado durante a I Semana do Meio Ambiente organizada pelos projetos de extensão GEPESolos e Solo na Escola – UFC, sendo que entre cada pergunta, era feita uma explanação sobre o assunto. Já de forma digital o questionário foi compartilhado através das contas de ‘’instagram’’ dos projetos de extensão supracitados e dos perfis pessoais dos autores. Durante o evento a atividade contou com a participação de 8 pessoas, sobretudo estudantes do Centro de Ciências Agrárias, enquanto que se tratando do material divulgado na internet ele rendeu no geral 2652 visualizações. Com relação ao questionário ‘’online’’, quando perguntados se com a utilização deste tipo de metodologia é possível dizer que o aprendizado torna-se mais atrativo, 96,49% das pessoas afirmaram que sim. Já nas perguntas específicas do tema, na questão para se o chorume poderia ser utilizado na agricultura, 45,45% responderam corretamente que poderia ser utilizado como biofertilizante. Diante dos resultados é possível verificar a relevância das mídias digitais na divulgação de trabalhos de extensão, contudo é importante salientar que elas não substituem o trabalho de conscientização e aprendizado intrínsecos do processo extensionista.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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