RASTREAMENTO DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À VISÃO (SÍNDROME DE IRLEN) EM ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.

Autores

  • Clebiane Barros Duarte
  • Beatriz Furtado Alencar Lima

Resumo

Neste trabalho apresentamos as ações do primeiro ano do projeto Rastreamento de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen) em Estudantes do Município de Fortaleza. A Síndrome de Meares-Irlen (SMI), também conhecida como Síndrome da Sensibilidade Escotópica ou simplesmente Síndrome de Irlen (SI), foi identificada na década de 1980 por meio dos estudos de Olive Meares e Helen Irlen. Trata-se de uma irregularidade no processamento visual, de base neurológica, caracterizada por sintomas como fotofobia, distorções de leitura, visão periférica reduzida, etc. Com o intuito de fazer um rastreamento inicial dessa síndrome em estudantes do ensino médio e do ensino superior do município de Fortaleza é que surge nossa iniciativa extensionista, a qual foi apoiada financeiramente por meio da concessão de bolsa pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC. Focamos no desenvolvimento de três atividades: um levantamento bibliográfico sobre pesquisas atuais envolvendo Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (DARV), em especial à SI; a criação de um grupo de estudos na UFC, denominado GEPLIN (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem, Inclusão e Neuroaprendizagem), o qual focou suas atividades do semestre 2019.1 em discussões interdisciplinares sobre a SI; aplicação de dois questionários virtuais (Caracterização e Habilidades Acadêmicas), que constituíram uma sondagem geral sobre dificuldades visuais em 38 alunos de Licenciaturas, com habilitação em Espanhol, em Fortaleza – CE. Por motivos de gerenciamento de tempo, tivemos que restringir a sondagem ao referido público e, por isso, não aplicamos os questionários a estudantes do ensino médio. Assim, este projeto visa contribuir na divulgação dos DARV e das possibilidades para identificá-los através de triagens de estudantes que possam apresentar a manifestação dos sintomas da SI, com o intuito de melhorar a qualidade de vida desses alunos em suas atividades de leitura e escrita.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão